Wednesday, May 09, 2012

Jazz no Morro


Na primeira sexta feira do mês existe uma conceituada festa de jazz na favela Tavares Bastos, perto do Catete.
Na base do morro pode-se pegar uma Combi (Pão de Forma VW) em perfeitas condições de mobilidade e segurança, por uns válidos R$2, que nos deixa lá em cima na Rua Tavares Bastos. À saída da combi já se encontram uns moços com coletes florescentes para ajudar a encontrar o local exacto da festa.

Agora o lugar:
Chama-se "The Maze", porquê? Porque significa labirinto. Porquê? Experimentem ir lá sozinhos para ver se encontram o fim da rua e depois falamos.
Reza a lenda que se trata de um B&B de um correspondente da BBC no Brasil, que se apaixonou pela casa na favela, e de vez em quando levava uns amigos para tocar um jazz. Uma coisa leva à outra e surgiu o Jazz no The Maze na primeira sexta-feira de cada mês.

Fui com o Francesco (italiano que trabalha comigo) e com um amigo dele, o Giacomo, que estudou em Lisboa - só arquitectos, não sei se isso quer dizer alguma coisa. Depois de uma semana inteira a gramar com chuva, soube mesmo bem sair para uma agradável noite sem aguaceiros, e com uma temperatura relativamente agradável.
Ao atravessarmos por um labirinto de ruas apertadas onde só cabe uma pessoa, com roupas penduradas nas janelas, vasos de flores dispostos de forma aparentemente aleatória, portas e janelas de cores e dimensões peculiares, todo o tipo de pavimentos que se possa imaginar, finalmente chegámos ao Maze. Não era tarde, mas já estava casa cheia (achava eu... meia hora depois estava casa mesmo, mesmo cheia) e a música já tocava. Já me tinham dito que o mais impressionante era a vista, e realmente, com aquela lua fantástica, a noite limpa e estrelada, a Baía de Guanabara sossegada: perfeito! Mas o que eu gostei mesmo foi da música, confesso que estava à espera de qualquer coisa mediana, mas foi mesmo top!

A repetir na próxima sexta feira sim!

No comments: