Sunday, November 06, 2011

Urca

Não estou a brincar, o nome é mesmo "Urca"
É um bairro muito engraçado que fica no pé do Pão de Açúcar. Tem uma vista brutal para a cidade, e tem um ambiente mesmo porreiro. Então, era suposto eu e a Margarida irmos ter com umas colegas do meu escritório, a Roberta e a Daniela, para assistirmos a um show de música (não sei bem o quê, mas parecia interessante) na UFRJ - uma escola que fica entre a Urca e Botafogo, mas era muito cedo: ao meio dia, num sábado: ah tá! Chegámos tão atrasadas que perdemos o show. Tínhamos ido comprar um cesto para a minha bicicleta, de agora em diante conhecida como Raio Azul (sugestão da minha mãe, que achou por bem relembrar-me de uma memória de infância muito triste onde ela ofereceu a minha bicicleta preferida, com esse mesmo nome, a um moço que deixou a bicicleta dele no meio da estrada, a qual foi obviamente passada a ferro com o carro da minha referida mãe).
Anyway, fui colocar o cesto - azul - porque as opções eram rosa, roxo, e violeta. Ora como muito bem sabem, eu tenho um ódio específico ao cor-de-rosa e a todas as suas variantes directas, sobrando um azul relativamente aceitável (o que estava em exposição na loja era azul bebé, que também não é giro). Montaram o cesto, aproveitaram para dar uma olhada nas mudanças - relembro um post anterior em que refiro que a maldita bicicleta decidiu deixar-me com as mãos cheias de óleo da corrente que saltou no meio de um sítio manhoso.


Então voltando à Urca: aparentemente foi o primeiro sítio onde desembarcaram os portugueses, e como todos os sítios por onde nós andámos, é lindíssimo! Entramos pela orla costeira, numa calçada estreita q.b. e sem ciclovia, mas faz-se bem. Fica virada para a baía principal e a costa tem vários recortes com paisagens surpreendentes a cada curva. Ficámos num boteco chamado Bar da Urca onde comemos uma casquinha de siri - concha feita em massa com uma pasta de caranguejo deliciosamente temperada que vai ao forno a gratinar - sabe tão bem quanto parece. Estava cheio de malta nova, sentados no muro a beber cerveja e comer pasteis de camarão, de feijão (a Margarida bem que pediu de requeijão, mas assustou-se quando viu o que estava lá dentro - problemas de comunicação gravíssimos) pasteis de siri, carne, peixe, tudo! (menos requeijão). Decidimos dividir pelas cinco uma dose de Camarão à Milanesa, conforme podem observar pelas fotos, e ficámos à conversa a tarde toda, rodeadas por esta vista maravilhosa, onde se foram juntando uns amigos da Rita. Com a noite a cair, voltámos para casa e parámos no calçadão para comer uma tapioca recheada com raspas de coco e queijo, e beber uma água de coco.

Mais um sábado bem passado.











No comments: