Saturday, April 21, 2012

Carnaval I

Ora, eu sei que isto está meio desorganizado em termos temporais, mas é melhor que nada...

O Carnaval dá direito a uns dias de férias, mas como bons cariocas, todos tiram a semana inteira... Ora vamos lá fazer as contas: sexta feira à noite já conta como dia de festa... feriado na terça, logo, na segunda é obviamente ponte.... quarta feira para descanso.... e o resto da semana só porque sim, e já agora, para acabar em grande, o segundo fim-de-semana para aquilo a que se chama "o rescaldo do carnaval" - 10 dias sem dormir - check!

Os Blocos começavam cedo, e queríamos ir ao Bloco de Santa Teresa, que já tinham dito (diz-se sempre muita coisa... e há sempre alguém para dizer coisas que se dizem por aí) que ia ser muito bom. Então o JP - irmão da Rita que veio passar um mês (e meio) com ela e ficou cá em casa - eu e a Marga fomos a um bloco em Ipanema na quinta-feira porque era pertinho de casa e assim ficávamos frescos o suficiente para acordar às 7 da manhã no dia seguinte de forma a conseguirmos ir cedinho para Sta Teresa. Obviamente que a coisa descambou... Foi muito engraçado porque conseguimos ir mesmo ao lado da bateria de músicos, e deu para aprender algumas músicas e ficarmos já a perceber como funcionava o carnaval de rua: existe uma bateria que vai na frente do autocarro (from now on vai passar a ser ónibus ok?) - então esse ónibus tem um animador que repetidamente canta a mesma música, e a bateria tem de estar coordenada com ele. São distribuídos uns leques de papel com as letras das músicas para as pessoas aprenderem e cantarem em uníssono com a banda, e todo este pomposo desfile deambula por ruas devidamente seleccionadas em certos bairros da cidade.

No dia seguinte mascarámo-nos a rigor... vestimos umas saias de palha, pinturas elaboradas à índio, umas penas na cabeça, e allstar (porque havaianas é sinónimo de pisadelas e grande probabilidade de acabar o dia sem nada nos pés). Descobrimos a grande utilidade de uma fantasia sem muita roupa, e adoptámos o biquini como vestimenta oficial do Carnaval 2012!
Bem, com tanta coisa, chegámos meio atrasados a Santa Teresa, e aquilo estava insuportavelmente cheio de gente. Mas foi assim o primeiro contacto com o verdadeiro carnaval carioca... Toda a gente mascarada, ruas cheias, cerveja às 10 da manhã, um calor infernal, os moradores a regarem as pessoas com mangueiras e baldes de água, e música por todos os lados... Ainda éramos um grupo engraçado, duas índias, o nosso chefe índio, umas bubblicious, chicletes e afins.

Foi muito engraçado, mas bloco, nem vê-lo! Desistimos a meio!

Voltámos para a Zona Sul, e fomos para um bloco no Leblon... Apareceu uma velhinha a varrer a rua, que ficou uns bons minutos a varrer os nossos pés, até que me apercebesse que era o Gether!!


No comments: